Duas entrevistas ao professor António Gil Hernández
Saturday, 14 January 2012 09:18
Realizadas em 11 de outubro de 2011 e 7 de janeiro de 2012
Para acabar este ciclo de notícias sobre o Colóquio Homenagem a Ernesto Guerra da Cal e o III Seminário de Lexicologia organizado pela AGLP, apresenta-se o áudio da entrevista realizada ao professor António Gil Hernández em 11 de outubro de 2011 na Fundação CaixaGalicia, e também o vídeo de uma segunda entrevista realizada em 7 de janeiro do presente ano, no fim da assembleia da AGLP, no Centro Galego de Arte Contemporânea de Santiago de Compostela.
No contexto do Colóquio homenagem a Ernesto Guerra da Cal realizado em 11 de outubro de 2011
Continuando com as entrevistas sobre Guerra da Cal realizadas o 11 de outubro de 2011, durante o Colóquio homenagem ao autor ferrolano, o Prof. Carlos Durão, depois de proferir a palestra intitulada “Guerra da Cal entre nós” contou-nos como chegou a conhecer o autor de Futuro Imemorial e a manter com ele uma boa amizade em Londres.
Carlos Durão, que participa ativamente na elaboração do Léxico da Galiza para a inclusão no Vocabulário Ortográfico Comum da língua portuguesa, explicou também outros aspectos da vida londrina como emigrante galego, como eram as emissões da BBC em galego e o Grupo de Trabalho Galego de Londres. Também deu a sua visão do silenciamento de Guerra da Cal nos meios oficiais da Galiza, e falou da importância da sua obra como impulsora do reintegracionismo atual.
Entrevista “Guerra da Cal” ao professor Enric Ucelay-Da Cal
Sunday, 18 December 2011 13:22
No contexto do Colóquio homenagem a Ernesto Guerra da Cal realizado em 11 de outubro de 2011
Continuando com os eventos do Colóquio homenagem a Ernesto Guerra da Cal apresentamos a entrevista realizada a Enric Ucelay-Da Cal, filho do homenageado. Nado em Nova Iorque, de criança aprendeu inglês e, em México, castelhano. Estudou francês como segunda língua no ensino primário e secundário. É autodidata em catalão e italiano por causa do trabalho na Catalunha e na Itália, e graças a uma viagem ao Brasil que realizou com o seu pai em 1959 interiorizou a música do português brasileiro.