logotype

Apoiam

Academia Galega da Língua Portuguesa

Agrupação Cultural O Facho

Associação de Amizade Galiza-Portugal

Associação Civil de Amigos do Idioma Galego

Associação Docentes de Português na Galiza

Associação de Escritores em Língua Galega

Associação Galega da Língua

Associação Galega de Mães e Pais

Centro Social A Esmorga

Associação Internacional dos Colóquios da Lusofonia

Fundação Artábria

Fundação Galiza Sempre

Fundação Meendinho

Fundação Via Galego

Instituto Cultural Brasil-Galiza

Instituto Galego de Estudos Célticos

Instituto Galego de Estudos Internacionais e da Paz

A Mesa pela Normalização Linguística

Movimento Defesa da Língua

Nova Escola Galega

Sociedade de Geografia de Lisboa

Universidade Aberta

Viveiro e Observatório das Galescolas

 

AGLP organiza I Colóquio Guerra da Cal PDF Print E-mail
Tuesday, 04 October 2011 20:10

Cartaz "I Colóquio Guerra da Cal"

Academia Galega da Língua Portuguesa homenageia Guerra da Cal

A Academia Galega da Língua Portuguesa organiza o I Colóquio Guerra da Cal [PDF] dentro dos atos do centenário do nascimento do professor ferrolano. O evento terá lugar os dias 11 e 12 de outubro em Santiago de Compostela, na Fundação Caixa Galicia com a participação de 20 oradores da Galiza, Portugal e Brasil.

A primeira jornada estará dedicada ao estudo e divulgação da obra do homenageado com a participação dos maiores especialistas dacalianos, como Joel Gomes e Carlos Durão, enquanto o segundo dia está orientado aos estudos lexicográficos, dando continuidade aos Seminários de Lexicologia e lexicografia realizados pela AGLP os anos 2009 e 2010. No Colóquio serão apresentadas 3 novas edições da Academia, o Arquivo Digital da AGLP e vários projetos no âmbito dos dicionários.

Ernesto Guerra da Cal (Ferrol, 1911 – Lisboa, 1994) foi o primeiro poeta galego moderno que tratou temas universais, o que mais eco teve dentro e fora da Galiza, com uma abundantíssima bibliografia transnacionial e transcontinental a que deu origem a sua obra. Foi também o professor galego de maior prestígio internacional, autor de obras amplamente conhecidas e estudadas como Língua e Estilo de Eça de Queiroz. Republicano exilado na altura da guerra civil espanhola, foi criador de uma obra viçosa devotada à cultura comum galaico-portuguesa e um dos principais impulsores do reintegracionismo galego, de que a Academia Galega se sente continuadora.

O Colóquio inclui-se no programa do centenário de homenagem ao professor ferronano. As inscrições, gratuítas, podem realizar-se no endereço secretaria[@]academiagalega.org indicando nome, profissão, correio-e, endereço de contato e telefone.

 
Centenário de Guerra da Cal no éMundial PDF Print E-mail
Wednesday, 13 July 2011 00:00

Leitura de poemas de Guerra da Cal em A Gentalha do Pichel

A passada quarta-feira, 6 de julho, a Associação Pró-AGLP desenvolveu uma atividade para dar a conhecer a figura de Ernesto Guerra da Cal e o site do seu centenário que este ano celebramos.

O evento teve lugar no local da Gentalha do Pichel, em Compostela, por volta das 21:00 h, e contou com a presença dos académicos Concha Rousia e Joám Evans, que junto ao presidente da AGAL e também académico Valentim Rodrigues Fagim, foram os encarregados de apresentar a figura do intelectual ferrolão.

O ato viu-se afetado por alguns problemas técnicos, a falta de conexão wi-fi no local, o que não permitiu entrar no site e visualizar convenientemente o trabalho realizado, mas o pessoal assistente foi informado do endereço e da existência da página.

Concha Rousia começou fazendo uma resenha da biografia de Guerra da Cal, da importância da sua obra, do seu labor profissional e intelectua, bem como do seu compromisso com o país e com a defesa ativa do português da Galiza. Fomentou a reflexão sobre o premeditado esquecimento ao que o oficialismo das instituições bourbónicas submetem na Galiza a sua figura, especialmente conhecendo o relacionamento de Guerra da Cal com muitos dos grandes galeguistas, além da maioria dos vultos principais das letras espanholas (Generación del 98 e Generación del 27).

Após a resenha biográfica chegou o momento da leitura de poemas de Guerra da Cal, ao que contribuímos alguns dos membros da junta diretiva da Pró e vários assistentes.

O ato decorreu, do mesmo jeito que o da quinta feira, num ambiente íntimo e quase familiar. Desta forma a Associação Pró-AGLP contribuiu com um pequeno evento mais a inserir a figura de Ernesto Guerra da Cal dentro da programação do éMundial e facilitar o seu conhecimento.

 
Ato de Homenagem, 17 de maio de 2011 PDF Print E-mail
Monday, 09 May 2011 00:00

O vindouro dia 17 de maio, Dia das Letras Galegas, às 11:30 em Compostela, diante do monumento a Ricardo Carvalho Calero, terão lugar os atos comemorativos neste dia de celebração em torno da nossa língua. O monumento está situado  na rua lateral de entrada à Alameda de Compostela (entre a Alameda e a Rua Carreira do Conde).

Neste sinalado dia terá lugar a merecida homenagem ao nosso professor galego de mais prestígio internacional, autor duma viçosa obra devotada à nossa comum cultura galego-portuguesa, para a qual viveu e pela que padeceu até morrer no exílio, consequente com as suas ideias e firmes ideais, sem por isso se iportar com ser sermpre proscrito na sua pátria, e até maldito pelos que nela detêm ainda o poder.

A seguir, terá lugar uma leitura de poemas, seguida da lelitura de um manifesto à sociedade galega sobre a necessidade de apanhar o caminho certo para afrentarmos com êxito os nossos problemas linguísticos e culturais. Encerrado o ato, realizará-se um roteiro de língua e história pelas ruas de Compostela, guiado pelo Doutor André Penha Granha de participação livre e duração aproximada de uma hora.

 

Homenagem Guerra da Cal