logotype

Apoiam

Academia Galega da Língua Portuguesa

Agrupação Cultural O Facho

Associação de Amizade Galiza-Portugal

Associação Civil de Amigos do Idioma Galego

Associação Docentes de Português na Galiza

Associação de Escritores em Língua Galega

Associação Galega da Língua

Associação Galega de Mães e Pais

Centro Social A Esmorga

Associação Internacional dos Colóquios da Lusofonia

Fundação Artábria

Fundação Galiza Sempre

Fundação Meendinho

Fundação Via Galego

Instituto Cultural Brasil-Galiza

Instituto Galego de Estudos Célticos

Instituto Galego de Estudos Internacionais e da Paz

A Mesa pela Normalização Linguística

Movimento Defesa da Língua

Nova Escola Galega

Sociedade de Geografia de Lisboa

Universidade Aberta

Viveiro e Observatório das Galescolas

 

AGLP organiza I Colóquio Guerra da Cal PDF Print E-mail
Tuesday, 04 October 2011 20:10

Cartaz "I Colóquio Guerra da Cal"

Academia Galega da Língua Portuguesa homenageia Guerra da Cal

A Academia Galega da Língua Portuguesa organiza o I Colóquio Guerra da Cal [PDF] dentro dos atos do centenário do nascimento do professor ferrolano. O evento terá lugar os dias 11 e 12 de outubro em Santiago de Compostela, na Fundação Caixa Galicia com a participação de 20 oradores da Galiza, Portugal e Brasil.

A primeira jornada estará dedicada ao estudo e divulgação da obra do homenageado com a participação dos maiores especialistas dacalianos, como Joel Gomes e Carlos Durão, enquanto o segundo dia está orientado aos estudos lexicográficos, dando continuidade aos Seminários de Lexicologia e lexicografia realizados pela AGLP os anos 2009 e 2010. No Colóquio serão apresentadas 3 novas edições da Academia, o Arquivo Digital da AGLP e vários projetos no âmbito dos dicionários.

Ernesto Guerra da Cal (Ferrol, 1911 – Lisboa, 1994) foi o primeiro poeta galego moderno que tratou temas universais, o que mais eco teve dentro e fora da Galiza, com uma abundantíssima bibliografia transnacionial e transcontinental a que deu origem a sua obra. Foi também o professor galego de maior prestígio internacional, autor de obras amplamente conhecidas e estudadas como Língua e Estilo de Eça de Queiroz. Republicano exilado na altura da guerra civil espanhola, foi criador de uma obra viçosa devotada à cultura comum galaico-portuguesa e um dos principais impulsores do reintegracionismo galego, de que a Academia Galega se sente continuadora.

O Colóquio inclui-se no programa do centenário de homenagem ao professor ferronano. As inscrições, gratuítas, podem realizar-se no endereço secretaria[@]academiagalega.org indicando nome, profissão, correio-e, endereço de contato e telefone.